quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Filosofia barata - e molhada.

Tem muitas coisas estranhas que eu tenho o costume de fazer; isso vocês já sabem. Mas tem uma, em especial, que me faz relaxar e nem perceber o tempo passar: é observar gotinhas de água na janela do carro em movimento.

Sábado passado eu fui pra Águas de Lindóia com os meus pais. Só pra passar de sábado pra domingo mesmo, aproveitar um pouco do sol antes da longa semana de trabalho. Meu pai não é das pessoas mais tranquilas no trânsito; digamos que ele é que me inspira a fazer 120km/h na 23 de Maio e coisas do tipo. Logo, ele devia estar a mais ou menos essa velocidade na estrada. Estava sol, mas juntaram-se algumas nuvens e o carro recebeu algumas gotas de chuva.

Na minha janela, no lado de fora, sobraram alguns pinguinhos quando o sol voltou. E, àquela velocidade, os pingos, obviamente, corriam para a parte de trás do carro. Não digo que eles corressem, com perninhas e tudo, mas eles simplesmente se encaminhavam pra lá. Como se fosse esse o caminho que eles deviam fazer, de qualquer jeito.

Fiquei parada uns bons minutos concentrando minha atenção nas gotinhas. Algumas mais grossas, outras quase que imperceptíveis; algumas eram mais rápidas, outras tentavam alcançá-las, como numa corrida. E as que se unem para aumentar a velocidade e alcançar o outro lado? E as que cortam caminhos, então?

Fascinante a trajetória das gotículas de um extremo a outro do vidro da janela. Lembrei-me de quando eu era menorzinha, e, com preguiça de tomar banho, parava debaixo do chuveiro olhando as gotinhas escorrendo. Do mesmo jeito, de cima a baixo do vidro, algumas menores e outras mais grossas, que rasgavam o caminho engolindo as adversárias. Eu era capaz de ficar muitos minutos ali parada, pensando na vida; ou pelo menos até minha mãe bater na porta do banheiro e perguntar se estava tudo bem, me mandando desligar o chuveiro.

Adoro observar coisas pequenas; e a sua participação no todo. As gotinhas caminham do teto ao chão do banheiro porque é seu caminho natural. Assim como os pingos de chuva atravessam o vidro na horizontal porque assim lhes convém; porque a velocidade do carro indica o caminho que eles devem seguir; e mesmo contra a vontade, é para lá que eles vão.

Não era assim que eu tinha pensado em terminar esse texto, mas... acabo de parar para pensar: somos todos gotinhas, indo aonde o vento nos levar. Prontofalei.

16 comentários:

Fernanda disse...

"Adoro observar coisas pequenas; e a sua participação no todo."

Eu também!
E dá pra tirar tantas conclusões bem válidas, né?!


Beijoo!

Thaís. disse...

Muuuuito bom teu texto!
Me faz pensar...

beeijo:*

Anônimo disse...

A Bonie e suas manias estranhas hahahaha mas, de fato, curiosa.

Eu também reparo nas gotinhas, e penso na vida, embora quando eu viaje o que eu mais gosto mesmo é de ver a paisagem...

Quando eu estava indo pra Ubatuba, eu via aqueles morros verdinhos, com árvores perfeitas no topo, queria sentar debaixo delas, e ler um livro.

Tudo bem que a possibilidade de levar um raio é grande... mas, sempre quis.

E num era assim que era pra ser o comentário! hahaha

Bjo!

Darshany L. disse...

eeeeu faço a mesma coisa!
já percebeu que elas se parecem com espermatozoidezinhos?

Cláudia disse...

Adoro gotas!
Aliás, adoro ááágua. Ficava brincando na pia. :")

E o texto pode ser pequeno, mas no todo do blog, tem uma baita função. E foi bom de ler. :)

Camilla disse...

Gotas.
Nunca tinha pensado nisso, mas é verdade...

Brancatelli disse...

Eu só ia falar que Águas de Líndoia é um lugar bacana pra caramba... mas não posso deixar de parabenizar a pessoa que comparou gotinhas de água a "espermatozoidezinhos"!!!
Sério mesmo, esse é o tipo de fato que vai mudar toda a minha percepção de vida e de estado de ser.
É o milagre da vida na janela do seu carro!

Bom... Águas de Lindóia ruleia!!!
Bjo nas crianças...

Bruna disse...

você é MUITO autista.

Diego Paes disse...

você é MUITO autista. [2]

e que mané gotinhas, quero ser a chuva inteira! HAHAHA mta megalomania

Rodrigo disse...

humm... acho que qlqr dia vou te levar p/ assistir F1 p/ vc saber o que é corrida^^

heauhaeuhe

bjos

Mariana Martins disse...

Eu também tenho muitas manias igualmente estranhas (tinha a das gotinhas, falei), mas não costumo tirar nenhuma conclusão válida delas.. É só estranhice mesmo, haha.

Beeijo!

Anônimo disse...

Ai que AMOR esse final HSAIUHSIU
Eu também adorava observar as gotinhas; elas parecem muito determinadas!

Renatinha disse...

nemli.




briiiiiiiiiinks.
Somos MAIS que gotas... porque não ficamos fazendo tudo que o vento quer!

Sr. Despedaça Corações disse...

A personalidade de um pingo está no momento em que ele escorre, me disseram uma vez.

Seja o vento.

disse...

Esse texto é a minha cara. Amo filosofia barata, ver gotinhas de chuva na janela do carro, observar pequenas coisas e comparar essas pequenas coisas á vida. Amei o texto! Beijos.

Lacking in depth’ disse...

Ah, adoreei o texto. Acho que é verdadeiro, pra pelo menos a maioria das pessoas. A gente até tenta ir contra o vento (até ser o vento...)mas né... ;P

beijos!