segunda-feira, 30 de junho de 2008

A menina, o hambúrguer e o suco em latinha.

Foi um sábado comum. Fui ao shopping, comprei duas piranhas pra prender o cabelo que estava me irritando, fomos até à praça de alimentação, eu e meus pais, entramos na fila daquele restaurante, o Giraffa’s. Tudo bem que a comida não é lá essas coisas, mas é “comível” e estávamos com pressa pra arrumar coisas em casa, então... ok.

Pedimos o prato, escolhi bife à parmegiana com purê de batatas, achamos um lugar na praça de alimentação lotada. Enquanto esperávamos que chamassem nosso número, a mesa ao nosso lado ficou livre. E sentou-se uma família, ocupando os quatro banquinhos giratórios de metal.

Não gosto de assuntos delicados, muito menos do meu posicionamento em relação a este em especial; mas posso dizer que era uma família de peso. Pai e mãe, duas filhas. Todos acima do peso. Com lanches do Burger King – nada surpreendente – e... latas de suco Del Valle.

Se não fosse por isso, seria só mais uma família normal – acima do peso, ok, mas normal – almoçando num sábado normal. Mas as latas de suco, com aqueles lanches cheios de gordura, molhos e colesterol, me intrigaram. Comecei a prestar mais atenção neles. (Na família, não nos lanches).

A filha mais velha devia ter uns nove ou dez anos. Era muito bonita, tinha olhos verdíssimos e cabelo loiro comprido. A mais nova ia pelo mesmo caminho, com lindos cachinhos daqueles de menininhas de uns dois anos de idade. Enquanto a pequena se divertia com o brinquedo que vinha no lanche para crianças, a mais velha conversava com a mãe:

- Mãe... hambúrguer é carne, né?
- É.
- Então hambúrguer é saudável?

Ao que o pai se intrometeu:

- Não, filha, hambúrguer não tem nada de saudável.

Observei a expressão desapontada da menina; ela sabia que não estava sendo saudável, e queria ser. Comecei a pensar em como ela seria bonita se fosse magrinha, se cuidasse mais do cabelo loiro, se usasse roupas mais modernas...

Saímos de lá e fui cortar o cabelo. Não gostei do resultado. Depois passei em uma loja pra comprar uma calça jeans; como de costume, não encontrei nenhuma que me servisse. À noite, tinha uma festa de aniversário e não pude deixar de comer aquela pizza doce tão apetitosa.

E ainda quero ter moral pra falar da menininha?

8 comentários:

Renatinha disse...

ÊêêêêêêÊ... Mas tem mania de gordura hein?! =P

Não acho um problema alguém comer BK... acho um problema alguém só comer isso... ou comer com muita frequência, ainda mais sendo criança...! O desenvolvimento vai pro beleléu né?!

Mas não vou ter filhos mesmo...! No máximo vou levar meus sobrinhos pra comer no Burger King...

Flá Costa * disse...

mas poxa, Burger King é animal.
se eu fosse vegetariana, deixaria de ser só pra poder comer.
rs

beijocas.

Camilla disse...

Meu, as vezes ela não queria não ser saudável... Ou achava que era mesmo comendo Burger King.

Eu conheço um monte de gente que tá acima do peso que não come carne.

Acho que cada um sabe como ser saudável...Mas tá válido...

Beijoo

Camilla disse...

Ah, e pra completar o comentário da Renata, o Felipe e o Ricardo vão se empanturrar de BK, cê vai ver só...

Anônimo disse...

1 - Melhor ser acima do peso do que criar uma filha paranóica com isso que vira anoréxima ou vai fazer cirurgia de redução de estômago no México ilegalmente e quase morre de infecção.

2 - Essa história de "ela seria tão bonita se cuidasse do corpo e comprasse roupas modernas" só mostra como a sociedade tem uma visão distorcida de beleza. Viva os anos do Renascimento!

3 - Se não comido sempre, Burger King contém os ingredientes para uma alimentação que sustenta de modo balanceado: proteína, carboidratos, fibras, vitaminas...

4 - Se a família toda era assim, existe o fator genético. Tem gente que come feito um boi e é esquelético e tem gente que come uma colher de arroz integral e engorda.

5 - Como a Camilla disse, vai bem a frase "se só comer salada emagrecesse, elefante seria magro".

6 - Não concordo em nada com esse post. Mas isso já deu pra perceber... (mas ainda gosto d vc)

Alessandra Castro disse...

Acho q as vezes o povo leva muito p/ lado tá no inferno abraça o capeta sabe? Do tipow, se tá no shopping se entope de besteiras, vc podia julgar sim, afinal em relação a outra vc tem um peso mais saudavel e todo mundo tem noção nos dias de hj sobre os maleficios da gordura em excesso. Mau exemplo dos pais tb.

Vân disse...

Carne é saudável como fonte de proteína, mas com determinados alimentos é lixo: junkie food.

O fato da menina poder ser magra e se vestir melhor ainda há de ser visto, pq haverá um dia que alguém dessa família vai enfartar ou desenvolver diabetes e ver a educação errada que está dando.

E não achar calça jeans é normal, principalmente paras todos os seres do sexo feminino.

E vc pode comer pizza doce, pq VC É MAGRA! hauahaua falei demais, mas vc é, a não ser que em 5 meses q eu não te vejo, tenha engordado 50kg.

Bjão!

Tássia Rebelo disse...

gentem! Burger king com suco é hype!!