sábado, 6 de setembro de 2008

Dá pra entender?

Esses dias eu entrei no ônibus (ai, pelamordedeus, mais uma de ônibus não... finge que eu tava... no elevador, no metrô, no meio da rua, não faz diferença) depois de um dia exaustivo de trabalho e tal. Sentei lá no fundo e tinha dois menininhos surdos conversando.

Como todo mundo sabe, menininhos surdos conversam em linguagem de sinais. E, fora uma meia dúzia de letras, eu não sei absolutamente nada de linguagem de sinais. Logo, fiquei observando os meninos e tentando descobrir sobre o que eles estavam conversando. Os dois deviam ter mais ou menos uns 12, 13 anos. Usavam uniforme da escola e estavam indo lá pra AACD fazer algum curso (como eu descobri depois, quando desci no mesmo ponto que os dois e tinha tipo um congresso de surdos reunidos indo lá pra AACD fazer algum curso).

Comecei a pensar se eles estavam conversando sobre a escola, sobre a família, sobre o trânsito, sobre o que iam comer à noite. Fiquei olhando um tempão pra eles, prestando atenção, e nem me dei conta de que talvez fosse mais educado eu não fazer isso. Aí começou a me passar pela cabeça que, talvez, eles pudessem estar falando... de mim! Algo do tipo “Por que diabos essa menina chata fica olhando pra gente? Nunca viu um surdo na vida?”.

Ok, sei que é paranóia minha, mas confesso que eu fiquei meio preocupada com isso. Sei lá, é horrível não entender as coisas. Nada a ver com o fato de eu ser uma das pessoas mais curiosas (nada de enxerida, cu-ri-o-sa.) que eu conheço, mas foi tão irritante quanto sentar ao lado de dois... sei lá, finlandeses, conversando e não entender uma só palavra. E ficar pensando que a mulher pode estar falando mal do Brasil ou que o cara pode estar comentando o corte de cabelo bizarro da menina sentada ao lado. No caso, você.

A gente se irrita com as coisas que a gente não entende justamente pelo medo de que elas possam nos atingir. E, ao mesmo tempo, achamos essas coisas que a gente não entende fascinantes, pela ansiedade de descobrir o que elas querem dizer.

Que post óbvio.

Agora eu preciso entender porque eu demorei dezenove anos e meio pra me dar conta disso. Whatever.

12 comentários:

Felipe Held disse...

Demorou porque é lerdinha, =p

Faz algumas semanas, eu estava com uma dor de cabeça gigantesca e ao meu lado no metrô também havia dois surdos. Sério, eu tava tão insuportável que a conversa deles tava me dando ainda mais com dor de cabeça. :s

Renatinha disse...

Não é simplesmente mágico chegar a conclusão óbvias?
Eu gosto! :)

Brancatelli disse...

Pois é...
Quando eu for surdo, por exemplo, eu vou fazer questão de falar (ou melhor, "falar") mal de quem estiver por perto!!!

Engraçado, ontem mesmo eu li uma histórinha da turma da Mônica que mostrava o Humberto em várias situações nas quais ele não conseguia se expressar com nenhum dos seus amigos, e ficava mó frustrado com isso...
Até que ele via a Mônica e xingava ela de baixinha e gorducha só usando seus "hum huns"... e saía de lá todo contente e satisfeito!!!
Essa história deve dizer muito sobre a condição humana...!

Aliás, sabia que muita gente diz que o Humberto na verdade não é mudo, e sim surdo??
Pois é, por isso ele só solta grunhidos estranhos!!!

Bjo nas crianças...

PS: pronto! agora sempre que vc pensar "poxa, o Brancatrolhas nem comenta lá no meu blog", é só reler esse texto aqui e vc vai ficar feliz por isso... =P

Cláudia disse...

bom é se dar conta! :)

Camilla disse...

Ah mas coitadinhos...
Eu ainda quero aprender a linguagem surdo-muda... Acho incrível!!

Rubel Brisolla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo disse...

Bo, acho que vc é meio autista!
hahah!

Rubel Brisolla disse...

Gostei bastante do seu blog!
Vou virar frequentador.

Alessandra Castro disse...

Hahahaah por esse lado dá até uma certa invejinha básica mesmo. Total liberdade de expressão. Só de nada vale o dedo do meio! :D

Gustavo Martins disse...

por que? porque tava muito difícil achar a ponta do durex e a srta. não observou o que acontecia em volta.

grande parte dos surdos hj falam (literalmente, com a boca) e fazem leitura labial. e o libras (aquela linguagem de sinais que vc mencionou) é considerada a segunda língua deles.

vale a pela se inteirar do assunto, viu?

adoramos o nome do blog

Anônimo disse...

Acho muito legal o jeito e a rapidez como eles se comunicam entre si. E quem fica mais perdido do que 'surdo em bingo' (haa, entendeu o trocadilho? tendeu? tendeu?) somos nós, né?!

//pois é, Bonie, too trabalhando agora! Meu pai abriu uma Lan House, daí fico lá da 1 às 5. To gostando sabe, é legal você ocupar a cabeça e se sentir útil de vez enquando. Rs.

E quer saber? Saudade dos seus posts também. Bem que você avisou no seu perfil que é quase uma vez por mês, mas vai, faz uma forcinha ai e atualiza mais vezes! =D

Um beijo Bonie!

Anônimo disse...

é horrível não entender nada que se passa com os outros (concordo),pior énão se entender,,,não ser entendido
conclusões óbvias não são tão óbvias assim...
é meio dedutivo!