terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Repentino e paradoxal.

Os melhores textos são aqueles que a gente risca e rabisca trocentas vezes, até ficarem bons.

E pra isso, nada melhor que uma bela folha em branco, naquele caderno velho que você não usa mais. E aquela sua caneta favorita. A mais macia, que te deixa mais à vontade e que faz com que as idéias fluam mais. E nem adianta pensar que é só ter vontade de escrever que a coisa sai. Às vezes você senta, deita, muda de posição, põe o caderno prum lado, pro outro, troca a caneta, risca, rabisca e não adianta nada.

Mas quando a inspiração surge, não tem como fugir. E é bom arranjar um papel logo, nem que seja provisório, para que as idéias não fiquem fervilhando na cabeça, sem ter para onde escapar.

Concordo que há fases. Fases em que a inspiração não chega, em que parece que nada acontece, que a vida é sem graça, tempos em que temos de cavar muito fundo pra achar algo sobre o que falar. E ao mesmo tempo, tem dias em que do nada brota uma idéia, ou em que você ouve uma conversa, presencia uma situação... algumas conversas com as pessoas certas nas horas certas também podem fazer surgir as inspirações mais surpreendentes. Agora, por exemplo.

Muitas vezes, as idéias se dispersam tanto, se transformam em tantos temas diferentes, que é impossível transpô-las em palavras. Enfim. Estava precisando de umas inspirações repentinas como essa.

Os melhores textos são aqueles que a gente risca e rabisca trocentas vezes, até ficarem bons. Bem ao contrário desse aqui, da cabeça direto pro blogspot.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ahhh
Voce nao riscou e rabiscou várias vezes, mas EU gostei. hahaha

Jura q vc só escreve com canetas macias? Que fresquitcha! me da um lapis pequeno q ta valendo!

Ah, e vááárias vezes eu tenho idéias bem legais do que escrever e tal.. aí como nao tenho onde escrever (sim eu teria o caderno mas da preguiça) eu deixo pra dpois e qndo eu vejo a idéia jah nao existe, ou ja mudou de forma... ai perde tudo.

Mas vou "fabricar" algo em breve.
Bjao, Bo!

Camilla disse...

Sabe que eu gosto desses textos que brotam do nada? Me sinto muito mais a vontade...

Agora quanto à caneta, é FATO. Eu só consigo escrever direito com uma ou duas no máximo =)

Beijo Procurante!!

Anônimo disse...

Acho que foi Mário Quintana que disse "é preciso trabalhar um texto quantas vezes forem necessárias para ele parecer espontâneo" ou algo assim.

Belo texto o seu. Mais, mais, mais.

Cláudia disse...

Às vezes o rabisco se perde nas teclas, o caderno, na web. Mas o texto continua uma beleza que só. Seja saído fluindo dos dedos ou de grandes reflexões. :)

Anônimo disse...

Pois é Bonie querida, todos nós que gostamos de transmitir ao mundo o que há em nossas mentes através da escrita passamos pelo processo semelhante...

O bom é que ele não é constante, mas é necessário para que procuremos nos confins de nós mesmas aquilo que queremos passar.

Estava lendo seu blog, e acho cada post uma pérola, pra guardar em caxinha.

Te adoro de montão, viu?

Bjão! e visitarei aqui mais vezes.

Mar e Ana disse...

ahhhh não acho tanto que os melhores textos sejam os que a gente risca e rabisca. Esse seu, por exemplo, sem ter sido tanto rasurado, tá ótimo :}
inspirador tbm!
Os melhores textos são aqueles que a gente tem vontade de escrever e faz por gosto, com ou sem riscos e rabiscos. Nesse caso, a inspiração sempre tá ae, d qquer forma :}

:*

e vc escreve bem, sempre :]