domingo, 28 de outubro de 2007

Título???

É, já começa bem. Por que raios todo texto tem que ter título? Quem foi que inventou os títulos? Pensar no título consome mais tempo do que pensar e redigir o texto inteiro.

Aliás, há toda uma mistificação em volta dos títulos. Título tem que ser breve, tem que chamar a atenção, tem que ser criativo mas não pode ser clichê. Se eu escrevo um texto sobre a importância dos meios de comunicação nos dias de hoje, por que eu não posso simplesmente intitulá-lo “A importância dos meios de comunicação nos dias de hoje”?

Título de mestre, de doutor, de assessor particular do político famoso. Título de “baixinha”, “gorducha”, “dentuça”... Tem título pra tudo na vida e todo mundo tem um, não tem jeito. E quando é pra intitular o amiguinho com um apelido bem bobo, na primeira série, parece tudo muito fácil. Pena que não é assim pra sempre.

Depois chega o Ensino Médio e as dissertações de vestibular e os títulos que têm que chamar a atenção sendo breves e criativos e sem clichê e tudo aquilo. E aí a gente pega trauma da coisa de um jeito que não tem mais cura. E aí vem a faculdade, e os chapéus, manchetes, aberturas e tudo aquilo que tem que vir antes do texto. E a coisa só tende a se agravar.

Alguém me explica por que título não pode dizer exatamente o que a gente quer dizer?

3 comentários:

Cláudia disse...

Uai, poder, pode. Mas tem que ser criativo, original, único, singular, inteligente, bem bolado, e você pode passar noites pensando em frangos só para criá-los! :D

Mas, num sei, simpatiiiizo com os títulos. ;) Às vezes, é a única coisa que salva no texto. hauhea

Bruna disse...

oi

Anônimo disse...

hauhuahah xD
é essa mania de resumo do ser humano, acha que tudo pode caber numa coisa só sabee?


bejO