sábado, 8 de setembro de 2007

Sempre me pego ouvindo conversas alheias no ônibus, no trajeto de casa para a faculdade ou vice-versa. (Pra falar a verdade, até pensei em fazer desse blog um “Conversas de Ônibus”, mas achei que todo mundo ia acabar enjoando).
Dia desses passávamos em frente ao aeroporto de Congonhas, como sempre (diga-se de passagem que o acidente com o avião da Tam afetou absurdamente a vida de todos os pobres passageiros de ônibus que vão para o centro todos os dias e têm como principal via de acesso a avenida Washington Luís). Enfim, passávamos em frente ao aeroporto quando me percebi prestando atenção à conversa de duas moças:
- Ai, me dá até aflição olhar pra esses escombros.
- Ouvi dizer que vão construir uma praça no lugar do galpão.
- Cruzes! Eu não teria coragem de sentar num banquinho nessa praça.

É impressionante a superstição humana.

O trânsito continuava, e, mais para frente, a conversa mudou de rumo.
- Ah, mas avião é muito mais rápido e confortável; meu cunhado foi para a Bahia esses dias. Ficou com medo, mas valeu a pena.
- Eu queria ir para a Paraíba visitar minha mãe, mas de avião eu não vou não.
- Porquê? É tão rápido... Para a Bahia só demorou 3 horas e meia.
- Será? Pra Paraíba demora mais de um dia.
- Impossível! Pros Estados Unidos são horas... Vê isso direito que pra Paraíba deve ser um pouco mais que pra Bahia.
E a outra teimava; retrucava; insistia mesmo tendo seus argumentos derrubados.

É impressionante a ignorância humana.

Desci do ônibus, na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, inconformada. Contei o diálogo para todo mundo que encontrei naquele dia, mas ninguém pareceu se importar muito além do suficiente para dar umas risadas da ignorância da moça. Só sei que até hoje não esqueci da tal mulher; fico me perguntando quantas pessoas no mundo sabem menos sobre qualquer coisa que aquela moça inocente. E, no entanto, foi com ela que me surpreendi.

Tá, tudo bem, na verdade isso vai acabar não fazendo diferença na vida de ninguém e ninguém vai fazer nada para mudar. Legal, porque eu escrevi isso tudo à toa. E legal, porque pessoas como a moça que acredita que uma viagem de avião daqui para a Paraíba dura um dia continuam vivendo suas vidas, trabalhando e se sentando em bancos de pracinhas – contanto que não fiquem sabendo de alguém que tenha morrido ali.

É impressionante o conformismo humano.


Ps - By the way, tô procurando alguém que me faça um template legal... Alguém se habilita? =)

3 comentários:

Anônimo disse...

é, mto ignorante mesmo. outro dia escutei (no onibus tbm) dizerem que a torre eiffel fica na russia =P

Anônimo disse...

Coitada da mulher!!
Mas enfim, o problema de verdade não é a ignorância da mulher e sim as condições precárias em que vivem essas pessoas por culpa de um governo que tá pouco se fodendo pros ignorantes até pq no fundo eles tbm são.

Ohhh que profundo!! :D

Patrícia Monteiro disse...

UAUAHUAH
eu odeio quem fala alto no ônibus/metrô e me obriga a ficar ouvindo. mas as vezes é divertido.
Adoro seus textos!
bjosss