quarta-feira, 8 de julho de 2009

Metáforas

É engraçado como a gente usa metáforas pra se expressar, o tempo todo.

No meu último aniversário (há cinco meses e onze dias, exatamente) ganhei da minha mãe entre trocentos livros um tal de “Tudo bem não alcançar a cama no primeiro salto (e outras lições de vida que aprendi com os cães)”, do John O’Hurley, que é ator mas eu não sabia até hoje de manhã. Não tem nada de literatura profunda, como dá pra perceber pelo nome, mas é bem engraçadinho e leve. Especialmente pra ler no ônibus no trânsito dessa cidade caos.

O livro é cheinho de metáforas. O autor compara as atitudes dos cachorros que ele teve com as de seres humanos, e vai contando episódios da vida e tipo, “o que aprendi com o cão tal no dia tal”. E isso me fez pensar em como a gente faz isso o tempo todo. Faz um certo tempo, li que se envolver com alguém era pular de um abismo e tentar voar. E, se a relação desse certo, o voo teria sido um sucesso. No livro dos cachorros, cada tentativa é um salto. Se a gente não consegue de primeira, tenta de novo, acha outro caminho, espera mais um pouco e para pra pensar.

Teve uma vez também que prometi aqui tentar entender mais as metáforas dos outros, ou usar mais metáforas, alguma coisa do tipo. É curioso, mas acho que , se você não entende, é porque não era feito pra você entender mesmo. Acabei me conformando em não entender certos usos e invencionices. Talvez nem me conformando, mas me acostumando. Vira e mexe alguém revira os olhos pra cima, olha pra mim e me diz que eu não entendo nada. Natural.

Há metáforas puras e impuras, li num site sobre a língua portuguesa. No colégio, ninguém nunca tinha me dito isso. Tudo se resumia a “Fulano é uma raposa”, que é metáfora, em oposição a “Fulano é esperto como uma raposa”, que é comparação. Tem Camões com "Amor é fogo que arde sem se ver" e Drummond com “O tempo é uma cadeira ao sol, e nada mais”, também. De qualquer forma, deve ser melhor viver as metáforas do que tentar entendê-las. A vida é um ponto de interrogação, sabe?

14 comentários:

Camilla disse...

Tem a do Talese: "Sinatra resfriado é como Picasso sem tinta" (nunca lembro exatamente, mas em suma é isso)

Amei muito a metáfora do abismo e do voo, eu escrevi exatamente isso no meu post. Se encaixa né?

E sabe que eu gosto muito mais desses livros levinhos que dá pra ler no trânsito?

Beijos

Anônimo disse...

Eu gosto mais de silogismos desconexos, tipo 'Deus é amor, o amor é cego, Stevie Wonder é cego, logo Stevie Wonder é Deus'

Huahauaau pode parecer bobo, mas a vida também é feita de soluções frente a tantas metáforas que as pessoas não entendem.

E concordo com você, às vezes elas são feitas para não se entender.

Bjão!

Cláu disse...

A vida não é metáforas, mas é ver metáforas. A graça é essa, o jogo é esse. E de repente as metáforas que não fazem sentido passam a fazer. Viram metáfora de metáfora não entendida. Metáfora, ou seja.

Ah, a língua portuguesa. :D
Ontem eu tava aqui nesse brogue procurando pontas e durexes. Achei! :)

Mar e Ana disse...

Que linda =]
Adoro metáforas... adoro literatura hehe

:*** saudade de vc q eu tbm adouro!

Bruna disse...

Hm, me parece bom, pode me emprestar dá próxima vez que eu for aí =D

Diego Paes disse...

cada dia vc me mata mais, oi!

Darshany L. disse...

me senti menos sozinha. vira e mexe eu também não entendo..

Vanessa Pinho disse...

A vida é um ponto de interrogação, sabe?

adorei!

Kamilla Barcelos disse...

Eu gosto de metáforas, mas claro tb qdo eu as entendo. Mas tem metáforas q as pessoas fazem só p/ não entender mesmo! hahaha

Ana Krum disse...

Camilla, não li o texto ainda, to correndo, mas deixei um meme pra ti no meu blog ;)

Ana Krum disse...

Bonie Bonie Bonie janela errada!

Mel disse...

o.o eu gosto de metáforas... elas facilitam o entendimento das coisas da vida. pra sacar teoria pura, a pessoa tem que ser muito abstrata. metáforas são mais concretas.

outro dia, por exemplo, expliquei pr'o meu primo de 13 anos o conceito de socialismo usando a metáfora da vaca e do leite.
disse pra ele que, diferente do capitalismo, onde você é dono da vaca e vende o leite, no socialismo você dá a vaca pr'o governo e este, por sua vez, te devolve o leite (...)

e, anyway, life is a box of chocolate. you never know what you're gonna get.

o próximo post será sobre eufemismos? =0)

Brancatelli disse...

Como assim, vc não sabia que o John O’Hurley é ator???
O cara fez Seinfeld!!! =P

Pri. disse...

Sempre soube do seu blog, mas nunca passei por aqui.

Adorei a ideia de pular do abismo e tentar voar. Bela metáfora.

Beijos.

**Acho que vc sabe qual Pri que é né Bonies???