terça-feira, 15 de abril de 2008

Nostalgia das letrinhas miúdas.

Que saudade de ler.

Que saudade dos meus livrinhos de criança, dos meus livrinhos de menina, dos meus livrinhos de adolescente boba. Saudade dos meus livros sérios, dos didáticos, das fórmulas de física, da classificação dos animais em biologia, do new journalism.

Saudade da Becky Bloom, do Harry Potter, da Mia e do Michael, do Marley, do Amir, da Liesel e do Ed Kennedy. Dos modernos, dos clássicos. De Shakespeare, de Talese, de Veríssimo e de Alencar. Saudade daquela sensação boa de virar aquelas folhas, do conforto até na cadeira mais dura.

Saudade daquele cheirinho de livro novo. Do cheiro, das cores, do gosto – que até o gosto dá pra sentir. De passar a mão naquela capa lisinha, no título em relevo. De carregar com orgulho o exemplarzinho querido debaixo do braço, pra lá e pra cá. De ler andando e esbarrando nas pessoas. De ler em pé no ônibus e ficar com as mãos doloridas de marcar a página e segurar ao mesmo tempo. De não prestar atenção em mais nada.

Saudade de não ouvir quando me chamam, saudade de encostar na janela num dia de frio e muito sol, com a luz batendo na página e as letras ofuscando os olhos. Saudade de recusar um passeio, de trocar a televisão ou o computador por aquelas letrinhas miúdas que constroem a história que é quase real. Saudade de viajar, de aprender, de encontrar naquelas frases o que eu gostaria de ter escrito. Saudade de sonhar.

... Faz dois meses que eu não abro um livro novo.

7 comentários:

Cláudia disse...

... e de Macunaíma! :')
Adorei, adorei esse post, profundamente. :~ Sentia EXATAMENTE essa saudade quando abri a primeira página de Cabeça Tubarão. Foi tipo um... antigo eu voltando. Foi lindo.

O livro é perturbado, mas foi lindo. :)

Mar e Ana disse...

Vai fazer Letras.
Vc nunca mais vai sentir saudades disso...
E ahn... q tal trocar as tardes chatas e entediantes de domingo no msn pela leitura de um bom livro?
A gente sempre arruma tempo quando quer!

E realmente, se eu n gostasse, nao tinha chego até aqui né? Mas estudar as palavras é uma coisa... ser professora, ensinar, é totalmente diferente!!

:*** (L) coisa tchuca da Mari! (rah q gay hahaha)

Renatinha disse...

Ah... verdade... que saudade que dá abrir um livro novo!
Tem vezes que estou louca pra ler, mas nenhuma idéia do que ler, e vezes que me sobram livros e falta tempo...!
No momento estou na segunda opção...!
Estou empacada tentando ler "Um Grande Garoto", o livro é muito bom, mas parece que sempre existe algo a ser feito antes...!

(Ah que lindo...eu li Harry Potter e meus olhos brilharam...!!!)

Continue com os comentários grandes, assim não me sinto mal de escrever tanto assim...!

Anônimo disse...

Vc leu tudo o que eu li. Que estranho. Vc tem um blogue e assim como eu tbm não abre um livro há 2 meses.

Por causa das coincidências, justo na primeira vez que alcanço a ponta do durex, tive que deixar um comentário.

Aquelabraço!

Camila Dayan disse...

Ah, saudade é o que mais tenho, de todas as sensações que, vc querida Bonie, descreveu. Sinto saudade, principalmente, da época do colégio que minhas tardes e dias eram livres pra qualquer livro e gosto.
Crescer é muito complicado, já tô querendo parar por aqui. rs

E até que vc está atualizando, hein, haha

Beijo amiga de banheiro e do "band-aid", ah, vc ainda precisa de um blog com esse nome. na ponta do band-aid. ;)

Um sorriso largo devidamente D'propositado

Camilla disse...

Então me empresta o Férias? HAUAHUAHUAHUAHUAHUA

E meu, Mia muito chata...Não quero mais brincar de ser ela, apesar de eu ser. É um fato. =/

Anônimo disse...

Ai, quer coisa melhor que cheirinho de livro novo. Nossa, é daqueles cheiros que ficam guardados na mente, que a gente acessa quando quer lembrar.
Até porque livro novo, geralmente, quer dizer livro muito ansiado! Eu, ratinha de biblioteca, sempre comprava livro novo quando não tinha o velho ou quando eu realmente queria tê-lo. Por isso, é duplamente amado!
É, depois das ciências sociais, os livros novos e lúdicos foram ficando pra trás. Só nas férias, mesmo. O que é uma perda! Porque é tão bom!
Gostei, moça. Voltarei! :)
Um beijo!